Receba orçamento das melhores empresa do segmento.

Ribbon colorido

Categoria
Categoria
Categoria
Categoria
Ribbon colorido

Desde muito tempo, uma tradição estava estabelecida e parecia ser imutável: etiquetas térmicas, também chamadas de etiqueta ribbon, se apresentando de forma monocromática. Porém, isso parece finalmente mudar com ribbon colorido.

Com a aplicação da fita térmica em diversos setores, ela precisava se diversificar e apresentar mais possibilidades. Foi nesse cenário que as cores entraram em ação, tornando o ribbon mais versátil.

O que é ribbon colorido?

Antes de mais nada, é preciso definir ribbon colorido. Basicamente, ribbon consiste em uma fita térmica usada basicamente em indústria.

Para manipulá-la, uma impressora térmica carimba as informações na máquina, que são gravadas sem o uso de tinta. Exatamente por não exigirem esse material, acaba sendo mais eficiente a preferência por usar o ribbon colorido.

O ribbon pode ser de três tipos diferentes:

  • Cera;
  • Resina;
  • Misto.

Ribbon de cera

Esse tipo de ribbon é caracterizado por uma película plástica coberta por cera. Seus principais usos são em código de barras e etiquetas adesivas.

Pode tanto ser um ribbon colorido quanto um monocromático. Possui baixo custo e é extremamente frágil, o que exige cuidados como manter em lugar protegido de luz, calor e umidade. Esse tipo de Fita Ribbon é bastante requisitada na indústria farmacêutica e é própria para câmara fria, com o ribbon colorido.

Ribbon de resina

O ribbon tipo resina também é composto por uma película plástica coberta pela substância que lhe dá nome. É mais resistente do que a ribbon de cera, o que lhe permite ser utilizada em câmara de congelamento, podendo ser ribbon colorido, inclusive.

Pode suportar também substâncias ácidas, materiais de limpeza e até calor moderado. Por tudo isso, possui valor mais elevado do que o modelo de cera.

Seu uso é mais frequente na indústria automotiva e em hospitais, por exemplo, onde o ribbon colorido pode também ser uma opção.

Ribbon misto

Como o próprio nome sugere, esse tipo de ribbon mistura as qualidades da cera e da resina, podendo ser mais uma opção em ribbon colorido.

Sua resistência ao calor é maior do que a cera, mas menor do que a resina, o que pode ser crucial para determinados trabalhos, que exigem um produto mais específico como esse.

A durabilidade também é maior desse modelo de ribbon colorido, sendo bastante requisitado para onde há mais atritos, como transporte de carga e fita personalizada para embalagem, por exemplo.

Optar pelo tipo certo de Ribbon para Impressora Zebra é muito importante, uma vez que a grande variedade pode causar confusão na hora de escolher o ribbon colorido ideal.

Estudar qual é o tipo que o projeto pede e qual o mais compatível com o equipamento existente é fundamental para o bom andamento do trabalho e para que o investimento valha a pena. Afinal, um projeto bem feito vale o ribbon colorido.

É importante lembrar que o uso de material inadequado, além de resultar num trabalho de qualidade inferior, também pode causar danos na impressora, às vezes irreparáveis.

Isso aumenta a necessidade de boas pesquisas para só comprar em lugares onde o ribbon colorido tenha garantia de procedência. Esse cuidado aumenta não apenas a segurança dos procedimentos, mas também garante qualidade e um ótimo acabamento.


Compartilhar: