Receba orçamento das melhores empresa do segmento.

Ribbon de cera

Categoria
Categoria
Categoria
Ribbon de cera

Conhecer o vasto mundo das etiquetas e ribbons pode ser um grande desafio para pessoas que estão começando empreendimentos que envolvem impressões térmicas e seus componentes.

Muito utilizada para a impressão de códigos de barras, etiquetas, rótulos e até fita personalizada para embalagem, a fita ribbon está disponível no mercado com variedade de materiais.

As opções básicas são ribbon de cera, de resina ou misto. Mas antes de explorar as característica de cada um, é importante saber mais sobre este importante componente da impressão térmica.

O que é um ribbon, afinal?

O ribbon de cera ou de outros materiais também pode ser chamado de Fita de Transferência Térmica, ou TTR, sigla para Thermal Transfer Ribbon, do inglês.

Esta matéria-prima para impressões térmicas é uma película revestida com tinta. A impressão é feita quando o ribbon de cera ou de outros materiais é aquecido pelo cabeçote de impressão, transferindo as informações para os papéis, filmes, adesivos ou cartões.

O ribbon de cera ou de outros materiais também é um importante dispositivo de proteção para a cabeça de impressão desses equipamentos, ou seja, das impressoras térmicas, pois evita o contato direto com o papel ou filme.

Ribbon de cera, de resina ou ribbon misto?

Um ribbon para impressora pode ser revestido com cera, resina, ou um composto pelos dois materiais. A escolha do ribbon de cera pode variar a resistência da etiqueta com relação a umidade, atrito ou agentes químicos, por isso, antes de escolher o material é necessário avaliar:

  • Superfície que vai receber a impressão;
  • Durabilidade desejada para a impressão;
  • Resistência desejada contra umidade ou agentes químicos;
  • Custo-benefício dos modelos e materiais.

Ribbon de cera

O ribbon de cera tem baixo custo de manutenção, exige menos da cabeça de impressão e possibilita uma vida útil mais longa para a impressora. A baixa aderência do ribbon oferece menor durabilidade das informações, no entanto.

O ribbon de cera é indicado principalmente para a impressão de etiquetas para supermercados e códigos de barras, para que os produtos estejam sempre protegidos de umidade ou itens químicos.

Ribbon de resina

Para impressões em que os produtos devem ser resistentes à ação da água, químicos e exposição solar, o ideal é utilizar o ribbon de resina.

Em comparação com o ribbon de cera, ele assegura mais resistência e qualidade. Entretanto, os custos de manutenção e aquisição do ribbon de resina são mais altos do que os custos do ribbon de cera.

O uso da resina é indicada para a impressões normalmente feitas em filme BOPP, como etiquetas para controle de patrimônio e rótulos.

Ribbon de cera e resina (misto)

Por sua vez, o ribbon misto combina cera e resina em partes iguais. É indicado para impressões que precisam resistir apenas à água, pois a impressão ganha qualidade e resistência medianas. Assim como a qualidade, a temperatura necessária para impressão também é intermediária.

Para uma impressão de qualidade, com ribbon de cera, de resina ou misto, que atenda as necessidades de cada projeto e agrade aos seus consumidores, o primeiro passo é uma boa pesquisa de mercado.

Compartilhar: