Receba orçamento das melhores empresa do segmento.

Ribbon de resina

Categoria
Categoria
Categoria
Ribbon de resina

Ao falar em comunicação visual e codigo de barras é natural ouvirmos a respeito do ribbon de resina, apesar de ser também chamado de cera ou mista (parte cera, parte resina).

De modo geral, basicamente, trata-se do suprimento de impressão dos equipamentos térmicos; um modo de traduzir o termo ribbon de resina ou cera seria este: fita de transparência térmica.

Sua função é de insumo, ou seja, ele equivale àquilo que nas impressões comuns seria o papel do cartucho ou toner. A vantagem do ribbon de resina é que ele é mais forte que o de cera, conforme veremos adiante.

As aplicações do ribbon de resina são as seguintes:

  • Códigos de barras hiper-resistentes;
  • Logotipos e gráficos industriais;
  • Códigos bidimensionais;
  • Produtos congelados ou de alta umidade;
  • Produtos expostos a altos graus de calor etc.

Assim, o ribbon de resina é de alta resistência, para casos em que a impressão sofrerá com temperaturas ou atritos elevados.

O ribbon de cera, em comparação, é para etiquetas de identificação de produto, inventários ou expedição. Ao passo que o ribbon de resina é também mais robusto que o ribbon misto: este, embora mais forte que o de cera, não chega à resistência e durabilidade do seu concorrente.

Etiquetas em bopp e o ribbon de resina

O ribbon de resina é utilizado em etiquetas de tipo bopp, a qual no universo gráfico nada mais é que um filme em polipropileno altamente resistente, voltado para a preservação das informações presentes em adesivos que sofrerão maior desgaste. O ribbon de resina consiste em um recurso voltado para o ramo industrial.

Trata-se de um material bem diferente de outros tipos de filmes, etiquetas e adesivos comuns, como as populares tags personalizadas, geralmente impressas em papel; ou o famoso adesivo de parede, vidro e demais superfícies comuns, ou mesmo dos adesivos para motos e outros tipos de veículos.

Abaixo é possível verificar algumas das indicações de uso, agora em termos de segmento, para o ribbon de resina:

  • Laboratórios e hospitais;
  • Farmácias de manipulação;
  • Produtos da indústria química;
  • Indústria automotiva pesada;
  • Placas de circuito impresso;
  • Criogenia e similares etc.

Ribbon de resina: confira todos os cuidados necessários

Apesar de tudo, a excelência do ribbon de resina tem um custo, mas não se fala, aqui, do custo financeiro: o seu trato exige um cuidado técnico.

Temperatura adequada (alta) para a impressão, unida à velocidade certa (baixa), além de jamais dispensar uma superfície lisa, eis apenas algumas das exigências para que a transferência sobre o ribbon de resina ocorra a contento.

Assim, é importante sempre pesquisar detalhes a respeito dos equipamentos que serão empregados, bem como sobre a empresa que manipulará o serviço de impressão no ribbon de resina, ou todas as vantagens dele poderão se perder no meio do caminho de um serviço mal feito.

Hoje fala-se muito em outsourcing de impressão para diversos segmentos do mercado. Porém, certamente nem toda corporação tem o know-how necessário para lidar com etiquetas bopp, com ribbon de resina ou mesmo de cera. Por isso, é importante buscar por um parceiro adequado e com as devidas competências. 

Compartilhar: