Receba orçamento das melhores empresa do segmento.

Etiqueta termocolante

  • Home
  • Etiqueta termocolante

Uma etiqueta termocolante é um tipo especial de etiqueta capaz de personalizar itens, como roupas, tecidos e madeira através do contato da peça utilizada com a etiqueta.

Para tal, a etiqueta termocolante geralmente é aplicada sobre o local desejado e aquecida com um ferro quente de passar roupa ou com um secador de cabelo.

Assim, poucos segundos depois, a etiqueta termocolante irá grudar no item desejado, o qual pode ser lavado diversas vezes sem que a etiqueta termocolante seja danificada.

A maior utilização de uma etiqueta termocolante são em roupas e outros itens de crianças como um objeto de decoração ou de identificação.

O uso desse tipo de etiqueta permite uma identificação de roupas de maneira fácil, poupando aos pais o tempo perdido durante a procura de peças infantis.

Além disso, uma etiqueta termocolante substitui a necessidade dos pais escreverem nas peças de roupa com canetas e, consequentemente, manchando-as e, muito menos, a necessidade de bordar o nome das crianças em uniformes escolares, roupas de cama, toalhas e outras miudezas.

A etiqueta termocolante pode ser utilizada para inúmeras situações, tais como: 

  • Identificação de uniformes, evitando confusões entre irmãos e colegas;
  • Identificação de roupas durante passeios infantis fora de casa;
  • Separação de roupas de cada irmão dentro de casa;
  • Separação de roupas de acordo com o uso.

Nesse último caso, a etiqueta termocolante permite a separação e identificação de roupas específicas e é importante para situações em que as crianças realizam diversas atividades esportivas, as quais exigem a etiqueta termocolante em roupas de judô, capoeira, ballet, natação e uniformes de futebol.

A etiqueta termocolante para balança

Diferentemente da etiqueta termocolante, as etiquetas utilizadas em balança são produtos essenciais para qualquer pessoa que possui um negócio próprio de venda de itens físicos.

Além de serem obrigatórias, essas etiquetas ajudam e informam o cliente durante a sua compra, pois pode incentivar a venda de um produto e pode levar informações relevantes ao visualizador.

Todavia, existem inúmeros tipos de etiquetas no mercado, tornando necessário que o lojista esteja atento tanto à legislação do seu negócio próprio quanto às informações que o produto precisa passar. Nesse sentido, as etiquetas para balança são, geralmente, utilizadas em produtos vendidos por peso. 

Material da etiqueta termocolante e de outras etiquetas

Enquanto que a etiqueta termocolante é constituída por um papel termocolante, as etiquetas para balanças são feitas de um papel térmico adesivo. A diferença entre esse tipo de papel e aquele utilizado na etiqueta termocolante é que o papel térmico é feito em um um impressora termica.

Esse equipamento é capaz de imprimir diversos conteúdos por meio do aquecimento de uma folha termossensíveis, a qual é fabricada por uma substância química que, ao ser aquecida, altera a sua cor.

Apesar de trabalhar com mudanças de temperatura, essa impressora não possui nenhuma relação com a etiqueta termocolante.

Todavia, as impressoras térmicas, apesar de não serem utilizadas para a impressão de uma etiqueta termocolante, estão presentes diariamente na confecção de comprovantes de pagamentos ou em extratos bancários.

A vantagem desse tipo de impressão é que ela não faz uso dos usuais cartuchos de tinta ou dos tonéis das impressoras convencionais, proporcionando uma grande redução no custo de cada impressão. Esta, por sua vez, é feita de uma forma silenciosa e rápida, ao contrário dos modelos de impressora mais antigos.

Dessa maneira, o papel térmico impresso, em oposição à etiqueta termocolante, possui uma forte resistência e pode ser ou não protegido por uma capa de proteção superficial.

Nesse sentido, por exemplo, a etiqueta térmica pode ser aplicada sobre alimentos que necessitam de uma conservação especial, como os alimentos congelados.

Em tal caso, a etiqueta para balança pode suportar a temperatura durante longos períodos de tempo, fato que não ocorre com uma etiqueta termocolante, a qual, no máximo, suporta apenas o dia a dia comum dos tecidos.

Medidas da etiqueta para balança

Enquanto que a etiqueta termocolante pode assumir inúmeras medidas e formatos, a etiqueta para balança possui, no mercado, modelos que variam entre 40 a 60 milímetros de largura, apesar de não existirem regras para o mercado que determinem qual deve ser a medida certa da etiqueta.

Itens essenciais para uma etiqueta

Durante a confecção de etiquetas por uma impressora especializada, deve existir uma bobina de etiqueta para que os papéis utilizados sejam enrolados.

Ao contrário da etiqueta termocolante, a qual possui uma produção mais artesanal, as etiquetas utilizadas em lojas fazem uso dessas bobinas para uma etiquetagem mais industrial, tendo em vista a multiplicidade de produtos, pesos e preços que devem ser identificados.

Nesse sentido, a bobina de etiqueta é usada para a impressão de códigos de barras, uma função não adequada para a etiqueta termocolante, e pode ser fabricada com uma larga gama de papéis, como o térmico, cartão, materiais adesivos e assim por diante.

Outro equipamento essencial para um estabelecimento é a maquina de etiquetar. Tal instrumento não pode ser utilizado para uma etiqueta termocolante.

Contudo, ela tem a tarefa de organizar os produtos dentro de um ambiente, etiquetando-os de maneira rápida e prática.

O preço da máquina etiquetadora de preço é bastante acessível, sendo que, pois se trata de um equipamento cuja funcionalidade é bastante específica (por exemplo, etiquetagem de produtos de marcenaria).

Desse modo, é importante que o consumidor ou lojista faça uma pesquisa ampla para encontrar o modelo que mais vá ao encontro de seus interesses, seja por meio de uma etiqueta de preço feita de papel térmico ou por uma etiqueta termocolante.

Relacionados

Categoria
Adesivos personalizados

Benefícios dos adesivos personalizadosO uso de ade...

Categoria
Etiquetas personalizadas

Os negócios giram em torno de um bom marketing do...

Categoria
Etiquetas bordadas

As tags para roupas sempre foram tradicionalmente...

Categoria
Etiquetas para bolo no pote

Existem 3 pontos principais a serem levados em con...

Categoria