Receba orçamento das melhores empresa do segmento.

Etiqueta de composição

Categoria
Categoria
Categoria
Etiqueta de composição

Você já reparou que produtos têxteis, ou seja, roupas, almofadas, cortinas, lençóis ou até ursinhos de pelúcia vêm com uma etiqueta de composição?

A etiqueta de composição é utilizada por trazer informações importantes sobre os usos adequados de determinada peça. Mostra o tipo de material que aquele produto foi feito, onde foi confeccionado, o modo de lavagem, entre outros.

Do que é feito uma etiqueta de composição?

Geralmente, a etiqueta de composição é formada por nylon resinado, que a torna um material resistente a lavagens, difícil de rasgar, sendo compatível, inclusive, com uma impressora térmica ou de etiquetas.

A etiqueta de composição pode ser feita também por Tyvek. Este material é considerado um não tecido, sendo muito forte, resistente, durável e não acumulador de fungos e bactérias.

Outro material que pode estar presente em uma etiqueta de composição é um ribbon. Ele é uma fita, que resiste a altas temperaturas, aumentando a vida útil da peça.

Importância da etiqueta de composição

De modo geral, os melhores benefícios da etiqueta de composição são:
  • Contribui com visibilidade à marca;
  • Garante segurança e confiança por conta do consumidor;
  • Identifica o produto;
  • Orienta o consumidor a respeito do produto;
  • Está presente no cotidiano.

Informações que precisam estar em uma etiqueta de composição

Uma alteração atualizada em 2013, determina as informações que precisam estar em peças têxteis e que devem ser disponibilizadas pela indústria em uma etiqueta de composição. Confira abaixo:

  • Qual o material que compõe o produto: algodão, elastano, nylon, entre outros;
  • Quem é o fabricante? Isto traz mais segurança por parte do consumidor, além de dar visibilidade à marca;
  • Onde o material foi produzido;
  • Qual o tamanho da peça ( P, M, G, GG);
  • Como a peça precisa ser cuidada, por exemplo, qual lavagem, pode passar ferro, a peça aguenta altas temperaturas, pode utilizar alvejante? Entre outras;

Estas são algumas de várias regras que precisam estar presentes na etiqueta de composição ou etiqueta roupa.

Assim como a etiqueta de composição, outro elemento importante para garantir a segurança de uma produto é o selo de garantia.

Ele é responsável por trazer confiabilidade para o consumidor de que o produto estará selado, com material inviolável e sem adulteração e que ele tem uma garantia, caso algo fuja do padrão.

Outros tipos de etiqueta: Etiqueta casca de ovo

Diferente da etiqueta de composição que é resistente, a Etiqueta casca de ovo é  frágil. Confeccionada com vinil, o papel casca de ovo ou etiqueta, rasga facilmente. Mas, é por um bom motivo.

Ela serve de indicativo de que o material foi violado, por isto, é importante para que o consumidor repare na confiabilidade do produto. O material, assim como a da etiqueta de composição, é de fácil aplicação e confeccionada em rolos.

Existem vários tipos de modelos e formatos de etiquetas. Dentre elas, a etiqueta redonda é diferenciada. Este tipo de etiqueta, geralmente, é personalizado, servindo para marcar eventos especiais, como aniversários, campanhas políticas, sendo até um adesivo ilustrativo.

Este material pode ser solicitado na gráfica, onde pode se desenvolver uma arte em conjunto com a temática que se pretende abordar.

Compartilhar: