Receba orçamento das melhores empresa do segmento.

Etiquetas Numeradas

Categoria
Categoria
Etiquetas Numeradas

Ao comprar produtos em lojas ou supermercados, a maioria dos consumidores não presta muita atenção às etiquetas numeradas.

Entretanto, elas são muito importantes para empresas que trabalham com seriedade e prezam pela organização em seus processos.

As etiquetas numeradas são multifuncionais e podem conter diversas informações, desde a composição até a origem e o valor de um produto.

A versatilidade das etiquetas impressas é enorme, já que elas podem conter códigos de barras, textos, imagens, QR codes, numerações, entre outros dados.

Para que servem as etiquetas numeradas?

Antes de enviar uma etiqueta para impressão, o fabricante do produto precisa determinar o que é necessário colocar nesse pequeno pedaço de papel. Afinal, há diversas funções para as etiquetas numeradas, entre elas:

  • Informações sobre o registro dos produtos;
  • Códigos para identificação e diferenciação de produtos;
  • Rastreamento de produtos;
  • Etiquetas numeradas para controle de qualidade.

Vantagens de utilizar etiquetas numeradas

Para a indústria e o comércio, as etiquetas numeradas são praticamente indispensáveis. Elas permitem que os processos sejam eficientes e sistematizados, otimizando o tempo gasto por funcionários para organizar itens no estoque ou verificar especificações de produtos. No mercado de consumo, tempo é dinheiro.

Outra vantagem das etiquetas numeradas está no fato de que elas possibilitam ao consumidor a checagem das informações referentes a determinado produto, como preço e matéria-prima, ou mesmo prazo de validade. Isso pode prevenir reações alérgicas, principalmente a tecidos ou alimentos.

Tipos de etiquetas numeradas

Devido aos avanços da tecnologia e à modernização das máquinas impressoras, atualmente, é possível imprimir os mais variados tipos de etiquetas numeradas. Entre os mais comuns no comércio e indústria, estão:

  • Etiqueta tag: utilizada na indústria têxtil, contém texto e informações;
  • Etiqueta redonda: normalmente utilizada em selos de qualidade;
  • Etiqueta quadrada ou retangular: o tipo mais comum;
  • Etiqueta térmica: com código de barras, usada em supermercados.

Os materiais em que são impressos nas etiquetas numeradas também podem variar muito: papel simples, papel-cartão, papel adesivo, polietileno, poliéster, vinil ou PVC, tecido, etc.

No entanto, é preciso que as etiquetas obedeçam às normas e padronizações do setor ao qual seus produtos pertencem.

Impressão de etiquetas numeradas

As etiquetas térmicas geralmente são confeccionadas em impressora termica etiqueta, um equipamento que não utiliza fita impressora e que serve apenas para aplicações de curto prazo. Já as etiquetas numeradas podem ser feitas em impressoras digitais.

Quanto aos acabamentos, é possível ter resultados diferenciados, dependendo da escolha de laminação (brilho ou fosco) e hot ou cold-stamping. Técnicas como flexografia e off-set também podem ser usadas na impressão de etiquetas.

Na compra de uma impressora para etiquetas numeradas, a empresa precisa ter em mente o volume de etiquetas que pretende imprimir, assim como a resolução desejada para esse material.

Também é interessante decidir previamente como as etiquetas numeradas serão separadas (o que exigirá uma guilhotina ou cutter) e se a impressão será em frente e verso.

Muitas empresas optam por terceirizar a impressão de etiquetas numeradas, o que garante melhores resultados e permite atendimento especializado, contando com a orientação de profissionais que poderão indicar os melhores métodos e materiais para cada necessidade. 

Compartilhar: